Certo dia, antes da festa da Páscoa, Jesus tomou a última ceia com seus discípulos, inesperadamente ele levantou-se, tirou a suas vestes e cobriu-se com uma toalha, depois, colocou água em uma vasilha e começou a lavar os pés dos discípulos e enxugar com a toalha que estava enrolado. (João 13: 1-5).
Posso imaginar como foi a reação daquelas pessoas, quando viram Jesus, fazer tal coisa, devem ter se assustado e não entenderam o porque da atitude de Jesus. Qual seria o significado daquilo? Porque o Mestre, o Filho de Deus, estava lavando os pés de pessoas normais como nós? Hoje também ficamos confusos, quando lemos essa passagem, mas o próprio mestre, explicou tudo depois.
Jesus, respondeu a Simão, quando ele foi indagado: O que eu faço agora, tu só entenderá depois (João 13:7).
Seria demais para nossa cabeça, ter Jesus lavando nossos pés, mas com um ato de humildade Jesus, antes de ser crucificado, quis nos ensinar algo muito valioso. O Próprio Deus, se destituiu da sua divindade, se destituiu de toda sua gloria, se fez carne, nasceu de mulher, e naquele momento se destituiu de suas vestes, para nos ensinar, que assim como um Deus que veio para servir, devemos servir uns aos outros.
Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. (João 13:12-17)
Aqui Jesus nos ensina um grande exemplo de humildade, onde devemos servir, assim como Ele que em todo seu ministério serviu, ele curou enfermos, fez cegos enxergar, coxos andar, ressuscitou mortos e Ele nos amou de todo seu coração, mos mostrando esse amor a todo momento. É assim que devemos seguir, imitando o Cristo, se destituindo de nosso orgulho, de nosso egoísmos, de nossa vaidade e nos propor a servir em amor, em amor ao que está próximo, em amor ao que está longe, em amor aos que nem conhecemos, em amor a Jesus.
Com certeza, você tem algum dom, alguma coisa que sabe fazer, que possa ajudar alguém, as vezes não são as grandes coisas que fazem a diferença, são as pequenas que podem mudar o dia ou a vida de alguém, como desejar um bom dia, ligar para alguém que você não vê a tempo, procurar saber da irmã(o) da igreja que faltou o culto de ontem, fazer algum trabalho voluntário, ser gentil, são pequenas coisas para nós que quando feito a alguém, vai mudar o seu dia, ou sua visão, você vai poder doar para aquela pessoa o amor de Jesus que você recebeu um dia.
Que possamos aprender a ser servos todos os dias da nossa vida, e a servir em amor e alegria, e nunca em obrigação.
Que sejamos todos os dias Cópias de Jesus.
Comments