top of page

O eterno descanso

Atualizado: 17 de nov. de 2023

Não, não estou falando da morte, estou falando da vida, uma vida eterna de descanso na suficiência e soberania de Cristo, entendendo que Ele é suficiente para o profundo descanso que a nossa alma deseja.


A vida é tão cheia de problemas, dores e dificuldades, ninguém está aquém dessa verdade. Não sei você, mas, eu já me senti por diversas vezes sobrecarregada com as aflições desse mundo, sentindo como se não houvesse mais fôlego para prosseguir. Foi quando o Espírito Santo me mostrou o caminho para o descanso, Ele me trouxe a memória o que Jesus disse em Mateus 11:28-30.



“Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso para suas almas.”

Foi então que movida pelo o Espírito Santo juntei todo o restante de forças que havia em mim para me achegar até Jesus, afinal, Ele é tudo o que a minha alma precisa, nele há redenção para essa vida aflita. O essencial está em Cristo, e isso é tudo o que eu preciso.


Em meio ao caos dessa vida a nossa alma grita por descanso, e a pergunta que eu me faço todos os dias é: Onde está o meu descanso? Eu o quero, eu o procuro, busco descanso, quero o repouso para a minha alma inquieta. E logo, o Espirito Santo me responde que o meu descanso está em Cristo, o qual me trouxe salvação (Timóteo 1:15). Está em Cristo, o qual me deu acesso para me tornar filha de Deus (João 1:12). Está em Cristo, o qual mediou a paz entre homens e Deus (Romanos 5:1). Está em Cristo, o qual me trouxe esperança de uma vida eterna (Tito 1:2). Está em Cristo, o qual é o anseio de amor mais profundo que a minha alma almeja (Cantares 3:4).





Meditando sobre o eterno descanso, eu gostaria de trazer uma breve reflexão, e para isso vamos precisar entender o que é eternidade, e, o que é descanso.


Pensando sobre eternidade, a bíblia me ensina em João 17:3 que; a eternidade é conhecer ao único Deus verdadeiro e também conhecer a Jesus o filho primogênito. O mais incrível disso é que Jesus deseja ser conhecido por nós; Ele deseja se revelar para nós, porquê em Mateus 11:27 Jesus diz: “Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Logo, podemos perceber Jesus fazendo aquele convite mencionado de Mateus 11:28 “VINDE a mim”, ou seja, Ele chama; Ele convida para ser conhecido, Jesus têm o desejo de se revelar. Cristo espera um íntimo e profundo relacionamento com a igreja, até porquê, somos a Sua herança eterna (Efésios 1:18).


Em relação ao descanso, sua primazia é nos entregar a Cristo completamente, sem reservas, sem deixar espaço para o medo, sendo intencional e integral. Dessa forma, o descanso é leve, puro e legitimo. Descanso é se abster do cansaço que a nossa própria preocupação produz e confiar na revelação do conhecimento da pessoa de Cristo Jesus.


Para conhecer alguém precisamos nos relacionar, não têm como conhecer uma pessoa sem ter um relacionamento com ela, por isso para conhecer a pessoa de Cristo precisamos de um relacionamento profundo e diário com Ele, pois quanto mais nos relacionamos mais O conhecemos. De maneira pratica conhecer a Deus e ao seu filho envolve relacionamento, mas como? Por meio de leitura da palavra, porque é nas escrituras que eu os conheço; por meio de oração; adoração; jejum; praticando as disciplinas espirituais.


O eterno descanso também está relacionado a esperança da era vindoura, naquele dia em que “Ele enxugará dos nossos olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Apocalipse 21:4. Contudo, podemos sim desfrutar hoje, deleitar-se agora desse eterno descanso que o Pai o Filho e o Espirito Santo têm para nós, e como? Conhecendo ao único Deus verdadeiro, conhecendo seu Filho Jesus e descansando na revelação desse conhecimento.



Em Cristo eu já possuo o essencial, a esperança de um descanso eterno que começa hoje, começa agora! Vamos juntos conhecer a Jesus e desfrutar do descanso até que Ele volte pra vivermos eternamente com Ele!

111 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page