top of page

PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

Foto do escritor: Michelli RuizMichelli Ruiz

Jesus Cristo é o próprio propósito de Deus para nossas vidas, pois por meio de Cristo temos comunhão eterna com Deus Pai, temos salvação acesso a presença.


A intenção dessa graça era que agora, mediante a Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos principados e autoridades nas regiões celestiais, conforme o eterno propósito de Deus realizado em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em plena confiança, pela fé na sua pessoa. Efésios 3:10-12


Deus não tem diversos planos, nem muitos propósitos; não criou um novo alvo, nem abriu mão do que queria desde o princípio. Toda a glória do plano de Deus havia se perdido no pecado. Mas, então qual é a esperança? "Cristo em vós, a esperança da glória" Colossenses 1:27




Em Jesus Cristo nos tornamos filhos por adoção para viver comunhão eterna com o Pai.

Só é possível tornarmos filhos de Deus por intermédio de Jesus Cristo, o primogênito que nos tirou das trevas para a maravilhosa luz com a finalidade de fazermos parte de uma extensa família para o Pai em um reino justo, santo e eterno. O grande amor do Pai foi entregar seu único filho em sacrifício de toda a humanidade.


O pecado de toda a raça humana tinha como consequência a morte, no entanto, Jesus à destruiu. Na cruz, aconteceu a maior redenção vencedora de toda a humanidade, naquele momento de dor, angustia e flagelo, estávamos sendo adotados por Deus. O Cristo, padeceu por nós. A cruz, era o meu e o seu lugar. O castigo dos homens, estava sobre Ele. O martírio de Jesus foi proeminente a nos oferecer salvação eterna, e nos atribuir em adoção ao Pai conforme era a Sua vontade.


“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. ” João 1:12,13


O único que tinha o direito da herança eterna era Jesus o filho legitimo de Deus. Contudo, Jesus sofreu até o fim pela a humanidade, nos destinando a ser co-herdeiros com Ele. Por meio do sacrifício de Jesus nos tornamos filhos por adoção de um reino perpétuo de paz justiça e alegria no Espírito.


Veja o que a escritura nos diz nos versículos a seguir:


“[...] nestes últimos tempos, nos falou mediante seu Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo o que existe e por meio de quem criou o Universo. ” Hebreus 1:2



“[...] dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. ” Colossenses 1:12-17


“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. ” Efésios 2:19-22



Propósito eterno – Paternidade de Deus


Deus criou o ser humano com a intenção de se relacionar, o Seu amor é tão elevado que Ele almejou partilhar, originando então a vida humana. Em toda a narrativa bíblica isso se torna notável, do início ao “fim” da história Deus se apresenta como alguém totalmente relacional, isto é, desejoso por Ser parte do centro de nossas vidas.


“Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensível em sua presença.” Efésios 1:4



O plano intencional de Deus para homem é comunhão com a Sua presença. Fomos chamados por Deus para conhece-lo e comparecermos a um lugar fascinante – a presença do Pai. O propósito eterno de Deus é desfrutarmos de uma comunhão infindável com Ele, um Deus paterno e inteiramente afetuoso.


Deus sabe que para vivermos a vida plena pela qual Ele nos designou a viver precisaríamos estar de maneira integralmente profunda em conexão com Ele. Somente Ele supre, e nEle está toda nossa suficiência. Sendo assim, toda nossa necessidade está em algo extremamente superior a tudo o que o homem já inventou ou ainda vai inventar, algo que vai muito além da sabedoria humana.


É indispensável reconhecermos que Deus não é apenas Criador da vida, mas, especificamente Pai. Entretanto, Ele não é um Pai comum como costumamos ter como parâmetro, aquele no qual temos como “referencia” seja ela boa, ou seja, ruim. Deus é um Pai superior a todos os pais que já vimos.



Proposito eterno – Comunhão com o Pai, Filho e Espirito


O desejo de Deus é estabelecer um relacionamento trino com seus filhos. Uma aproximação irresistível e com o propósito de vivermos em comunhão na mesa da presença com a Trindade Divina. No entanto, é fundamental entendermos o papel de cada pessoalidade da Trindade.


Lá no início Deus disse “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”, ou seja, fomo criados por um Deus eterno, por isso nascemos para sermos eternos, fomos criados por um Deus amoroso, por isso necessitamos dar e receber amor, temos os atributos de Deus em nosso DNA e quanto mais nos relacionamos com Ele, mais frutificamos o fruto do Espirito Santo.


O Pai

“Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos. ” Isaias 64:8


Deus é o primeiro Pai de tudo o que percebemos como existência, isso diz respeito a quem Ele é. Pai significa: “Quem gerou”, personificação designada em relação aos seus filhos, naturais ou adotivos. Paternidade se destaca em quem Deus é, a primeira pessoa da santíssima Trindade. Sendo assim, a palavra Pai veio a partir dEle, é um epiteto de Deus que qualifica-O a quem Ele é; modelo supremo de paternidade.


“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. ” Efésios 4:6


Existe um espaço exclusivo dentro de nós que só pode ser ocupado unicamente por Deus e sua paternidade, todo o ser humano precisa passar pelo processo de revelação da Paternidade Divina.

Para amar o Pai e se lançar inteiramente nEle, temos que entregar nosso vazio para que Ele venha ocupar suprindo com Sua inexprimível paternidade. Precisamos de uma profunda revelação do quanto Ele nos amou, isso significa que Deus nos amou primeiro, e em detrimento disso respondemos em amor obedecendo de maneira literal Suas ordenanças. E, apenas quem pode nos revelar essa verdade genuína é o Espirito Santo de Deus.


“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. ” 1 João 3:122


Amar ao Pai é colocá-lo acima de tudo em nossas vidas, é render-se a Ele nos despindo de nós mesmos e do nosso próprio querer para sermos feridos pelas afeições de amor do Pai e Seu desejo de justiça, amor e paz em um reino santo cheio de graça e misericórdia.


“Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”



O Filho

Jesus é o plano de redenção para nos reconectar com o Pai da vida eterna.


“Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. ” 1 João 4:10


Conhecer o filho trata-se se busca pessoal, conhecer é se relacionar, é aprender mais da pessoa, é compreender seu caráter e maneira como Ele age seja qual for a situação e para isso precisamos ter o Espirito Santo em nós.


Por conta do pecado da humanidade, devido à queda do homem no jardim fomos afastados da presença de Deus (vers) todavia por meio de Cristo o sacrifício vivo que se entregou em nosso lugar pagando nossos pecados sacrifício no qual o véu do santuário se rasgou tivemos livre acesso a lugar da preciosa presença e hoje temos o privilégio de ter Deus habitando dentro de saciando nossos anseios mais profundos por meio do Espirito Santo.


“Porquanto, aqueles que antecipadamente conheceu, também os predestinou para serem semelhantes à imagem do seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. ” Romanos 8:29



O Espírito

O vazio ensurdecedor do ser humano precisa ser habitado por algo, e o único e exclusivo Ser que se encaixa perfeitamente para habitar o vácuo que permeia as nossas vidas é o Espírito Santo de Deus.


Quanto mais frutos do Espírito mais perto do Pai e do Filho estamos.

Só é possível sermos direcionados pela revelação do Espirito Santo se nós tivermos proximidade e interação com a palavra de Deus, pois é nela que descobrimos como vivermos intensamente a vontade de Deus.


O Espirito Santo está disponível a todos aqueles que creem em Jesus, se entregaram totalmente ao Senhor da vida, e estão dispostos e persistirem em buscar por Ele.


Vale ressaltar que O Espirito Santo é quem nos convence do pecado da injustiça e do juízo e todo aquele que recebe o Espírito Santo possuí dentro de si mesmo o mais eficiente poder que um ser humano pode ter: a terceira pessoa da Trindade operando poderosamente!


Nosso privilégio está em – amar ao Pai, conhecer o filho ser guiado pelo Espírito – Nisso se completa nossa busca pela trindade divina, do Deus Trino. Os três são um único Ser celestialmente Divino e eterno.

Deus Pai nos chama; Deus filho nos dá acesso ao Pai, Jesus é a porta de entrada para irmos até o Pai; Deus Espírito nos guia até o Pai.


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

تعليقات


bottom of page