top of page

O vazio da alma humana

Atualizado: 29 de set. de 2023

O homem busca por algo que lhe dê um sentido para sua vida, alguma coisa que preencha o vazio da sua alma.



O escritor e filósofo da Rússia Imperial Fiódor Dostoiévskid, também considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, tal como um dos maiores "psicólogos" que já existiu, diz o seguinte:


"Existe no homem um vazio do tamanho de Deus."

Isso significa que esse vácuo que está no interior do ser humano só pode ser preenchido por algo superior a qualquer capacidade humana, algo divinamente puro, poderosamente santo e celestialmente eterno, isso quer dizer que, ciência nenhuma em todos os seus incontáveis anos de pesquisas não poderão mensurar o esplendor da sabedoria e da glória de Deus.


A bíblia diz em Eclesiastes 3:11 que "Deus colocou o anseio pela eternidade no coração do homem", a bíblia também diz em João 17:3 que "a eternidade é conhecer ao único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem o Pai enviou".


Existe um anseio especifico no ser humano, que é – voltar para o lugar de onde ele veio, ao ambiente em que foi concebido em vida, retornar ao Criador da sua existência. O homem deseja ser preenchido por algo que é eterno, por isso buscamos incessantemente por algo verdadeiro, e que traga esperança de uma vida sem morte, pois a verdade é que, não nascemos para morrer e sim para vivermos eternamente conectados ao nosso criador, por esse motivo o homem teme a morte. Todavia, o soberano Criador é eterno, o Deus cuja o cosmos veio a existência é o Yahweh que significa “eu sou” (Ex 3:14), ou seja, Deus é um ser “auto-existente” sem necessidade de sustento fora de si mesmo (Jo 5:26), esse é Deus, nosso Criador.



É notável que somos um ser totalmente inteligente composto por um organismo, e sustentado por um ser divinamente inteligente. É fundamental compreendermos que temos um sistema físico e mental que integra consciência, corpo e meio ambiente e cada um deles envolve órgãos que atuam na realização das funções vitais do organismo, cumprindo o papel de uma anatomia humana que funciona impecavelmente bem.


Tratando-se da ciência, um renomado cientista aeroespacial chamado Dragos Bratasanu, estava em busca de uma verdade científica para preencher o vazio de sua existência. Quando o jovem Dragos teve a oportunidade de estudar na Alemanha, onde adquiriu seu doutorado em ciência espacial. Ele teve a chance de trabalhar com a Agência espacial Romena, e depois a possibilidade de trabalhar na NASA, Dragos foi muito elogiado em um dos artigos da National Geographic.


Contudo, no auge da sua carreira profissional, Dragos faliu. Ele se sentindo humilhado em não conseguir pagar suas próprias contas. Deparando-se com uma terrível depressão, ele estava em busca de algo muito além de tudo o que já havia considerado como “verdade”, algo que de fato preencheria o vazio de sua existência. Após muitos estudos e questionamentos, ele considerou embarcar em uma busca espiritual, o cristianismo foi sua última opção. Foi a partir desse momento que ele teve um encontro real com a trindade Divina.



Dragos se converteu após ler um livro indicado por um amigo, cuja autora é Katheryn Kuhlman, no livro ela menciona milagres vivenciados em suas missões pela América. Foi assim que ele considerou o fato e a impossibilidade que a ciência tem em operar milagres, segundo ele:


“A ciência e a tecnologia transformaram nosso mundo de maneiras belas e surpreendentes, mas não são suficientes para preencher o vazio em nosso coração. Precisamos sentir o fluir do Espírito de Deus dentro de nós para termos uma vida significativa e com propósito. Dessa forma, poderemos cumprir nossa missão neste mundo”.

E continuou:


“Quando você vai até Jesus com o coração aberto, não à igreja, não à religião, mas para uma dimensão mais profunda, sentindo o amor e o poder de Deus, então o céu se abre.”

E ele entendeu que:


“Quando você abre o seu coração para o Espírito Santo, você abre seu coração para Jesus.”


Foi isso que Dragos Bratasanu descobriu, que há um Ser grandioso e celestial que preenche completamente a alma humana.


Esse é o poder que há em Deus, somente Ele, um Ser supremo, que criou a humanidade é capaz de penetrar a alma humana e inteira-la com a Sua majestosa presença, suprindo nossos anseios e dissipando toda escuridão de nossa alma amedrontada, insegura e desejosa por algo legítimo e perpétuo. A Bíblia nos ensina o seguinte sobre esse terrível vazio:


“A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.” Salmos 62:1-2

Sendo assim, a ciência, afetos humanos, riquezas, bens, vocações, ídolos espirituais, todos são vãos e não preenchem a alma humana!



Já, a Presença do Aba é significativamente essencial para todos, sem exceção. Nossa alma anseia pela presença de Deus, é como um grande ímã que é atraído pelo poder soberano dele!

107 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page