top of page

O silêncio ensurdecedor do sábado

Atualizado: 8 de abr. de 2023


A morte de Jesus nos deu vida e descanso, descanso na certeza de que temos uma vida toda para conhecermos o nosso amado Noivo. Conhece-lo desde aqui nesse tempo - onde estamos em processo de santificação, até quando estivermos em nossa morada eterna - já glorificados.


"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." João 17:3-5


"Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu. Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: "Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito?" "Sou", disse Jesus. "E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu." Marcos 14:61-62


Deus nos ensina algo sobre o Sábado Santo - dia entre a morte e a ressurreição de Jesus - Jesus foi crucificado entregando o seu espírito em uma sexta feira. Como de costume os judeus guardavam o sábado para descanso (segundo a Lei de Moisés). Sendo assim, pouca coisa aconteceu naquele sábado, havia apenas silencio em Jerusalém, era o dia descanso aos olhos naturais. Contudo, Deus não faz nada sem um motivo, Ele é grande em sabedoria.


Algo estava acontecendo no mundo espiritual, Jesus já havia vencido a morte, desde o momento em que Ele veio como homem encarnado e deu seu último suspiro como homem de dores.

Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. 1 Coríntios 15:21


Mesmo que aos olhos naturais não se viu muita coisa entre a morte e a ressurreição do cordeiro, naquele dia, o Pai operou o maior milagre de todos - a ressurreição do Filho para cumprimento da maior promessa.


Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse. Atos dos Apóstolos 2:24


Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso. Atos dos Apóstolos 3:15



O silencio entre a morte e a ressurreição de Jesus nos ensina:

  1. Que silenciar é meditar no meu Salvador, no meu Jesus vitorioso, amado Noivo.

  2. Que o silencio desse sábado é o descanso para uma vida eterna juntamente com Ele.

  3. Que minha esperança está nEle e mesmo em meio aos silêncios da vida eu creio no Cristo ressurreto, que venceu a morte e o pecado, sendo assim eu venci com Ele, pois foi por nós e estamos nEle.

  4. O Silencio desse dia não diz respeito apenas a tristeza ao ruminar o quanto o nosso Senhor sofreu por nós naquele dia, mas também para glorifica-lo pelo imenso ato de amor na cruz do calvário.

  5. O silêncio na verdade foi um estrondo no inferno, pois o filho de Deus venceu, o véu foi rasgado nos dando livre acesso ao Pai, e agora vida eterna em uma morada celestial.

  6. Que mesmo em meio à dor do luto e o silêncio da morte podemos crer na vida. Pois cremos nEle, e Ele é a própria vida que ressurgiu dos mortos, o qual nenhum outro fez. Ainda que eu passe por dias escuros eu viverei.

  7. No silêncio pode até parecer que tudo está perdido mas não está, logo o Rei ressuscitará.

  8. No dia do silêncio Jesus pegou a chave de morte, e ela está nas mãos do nosso Deus forte e Príncipe da paz.

Sou Aquele que Vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades. Apocalipse 1:18


Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?" João 11:25-26


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos." 1 Pedro 1:3


"Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?" O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:55-56


No silêncio deste dia medite sobre a morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo, que se entregou como um cordeiro ao matadouro nos contando a mais linda história de amor.


Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:1-3


Ah! Como queremos conhecer aquele que se entregou em amor pela humanidade e em obediência ao Pai, pois a obediência do filho aponta para a dimensão do amor de Deus para com todos os homens.


Te conhecer é tudo o que eu quero para minha vida, Senhor. Ouça essas canções, feche os olhos e eleve o seu coração até Jesus.


..................................................................................................................................................


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page