top of page

Nosso bom samaritano Jesus

Atualizado: 3 de abr. de 2023

Queremos compartilhar com vocês sobre a Parábola do Bom Samaritano.


Lucas 10: 25-37

Em sua versão original Jesus conta que “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.


Na revelação de hoje, somos o homem que está de passagem nesse mundo, caído, expulso do Jardim do Éden. Fomos assaltados pelo pecado que nos deixou sujos, desamparados, cobertos de feridas, de traumas profundos, jogados ao chão, quase mortos e sem perspectiva de vida e de salvação.


Eu me coloco no lugar daquele homem, uma situação desesperadora, imagine todas as coisas que se passaram na mente dele: Será que vou sobreviver? Será que vai aparecer alguém para me ajudar? Naquele dia esse homem pode até ter até rogado a Deus: Pai, tem misericórdia de mim, me salva!


Nos dias de hoje não é diferente, quando estamos entregues à um mundo de pecados, machucados, feridos e traumatizados, pensamos se ainda tem jeito para as nossas vidas, pensamos se ainda podemos ser salvos por alguém e como aquele homem, muitas vezes rogamos ao pai: Pai, me ajuda, não suporto mais, as dores são grandes e a luta está difícil, não vou suportar.

Várias pessoas passaram perto daquele homem mais não o ajudaram, podem até terem pensado que não tinha mais jeito para ele, que ele provavelmente morreria porque a situação dele era tão desacreditada a ponto de não se haver mais forças nele. Entretanto, chega o bom samaritano e o vê com olhar de amor e misericórdia, o bom samaritano sabia que podia ajuda-lo a curar suas feridas e lhe dar uma segunda oportunidade de vida. Ele então o carrega até o seu cavalo e o leva para um lugar seguro, derrama vinho e azeite sobre suas feridas e paga um valor para que ele fosse bem cuidado e curado de seus males, até que ele volte e o veja restaurado.


E é assim que acontece comigo e com você quando estamos nos sentindo sem forças, humilhados, maltratados, cansados das lutas, caídos sem esperança de vida, com feridas profundas e quase à beira da morte. Assim como na história várias pessoas passam por nós e não nos ajudam, dizem que nossa situação não tem mais jeito, que não existe solução para os nossos problemas, que provavelmente vamos morrer, e muitas vezes até acreditamos nessas palavras. Então chegamos no nosso limite, onde até o ar que respiramos parece ser pouco. Contudo, Deus vem com o seu olhar de amor e misericórdia, e vê que ainda tem jeito para as nossas vidas, pois, Ele pode nos curar, pode cuidar das nossas feridas e traumas, Ele nos coloca no colo nos levando em seus braços de amor para casa, e paga um alto preço para sermos cuidados.


Ele nos manda Jesus, o próprio Jesus que deu sua vida por nós, que perdoou nossos pecados, que sarou nossas feridas, curou nossos traumas, derramando seu sangue puro sobre nós, Ele nos trata e nos devolve a vida, dando uma segunda chance após pagar um alto preço. Jesus nos deixa ser cuidados pelo o Consolador, o Espírito Santo, que é quem intercede por nós com gemidos inexprimível, para que possamos continuar sendo tratados e curados de todos os males, dia após dia, até que Jesus volte e nos leve para vida eterna.


Como é maravilhoso ver que não existe um amor maior que esse, que Deus nos amou primeiro, quando viu nosso sofrimento e nos viu tão perto da morte, deu seu único filho, Jesus, que pagou com sua vida para sermos perdoados e curados de todo mal, e o próprio Jesus, nos deixou aos cuidados do Espírito Santo, que segue nos tratando até que venha o nosso Jesus e nos leve para vida eterna.


Pense nisso, ainda tem jeito para sua vida, nada está perdido, por que o bom samaritano está andando por ai todos os dias, procurando por aqueles que precisam de ajuda, aqueles que aos olhos humanos não tem mais jeito, que está tão sujo, tão ferido, mais que vai pedir ajuda ao Pai, dizendor: Pai, me socorre, não suporto mais! E ele vai lhe colocar no colo e lhe conduzir a cura de todas as suas feridas, e dizer: Filho(a), eu te amo!

51 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page