top of page

Eu me torno participante do milagre

Marcos 10:46-48.


“ E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.”

O cego estava desesperado, clamando a Jesus, sua necessidade fez ele gritar por Jesus, clamar em alta voz. Aquele cego mas ele pôde sentir Jesus chegando, ele não podia ver mas podia gritar, então usou isso a seu favor para clamar a Deus. Jesus já sabia da necessidade daquele homem, Ele já sabia que ali, naquela estrada, ele encontraria um homem que iria chamá-lo e clamar por Ele, ainda assim, Ele deixou o homem por si só, movido pelo desespero, gritar pelo Seu nome: “Jesus filho de Davi tem compaixão de mim.”


A busca por Deus, tem que partir de nós. Deus quer que sejamos participantes dos milagres que Ele quer fazer em nossas vidas, assim como foi com aquele cego, partiu dele, ele teve uma ação diante da necessidade que tinha. Jesus podia muito bem chegar até ele e curá-lo, sem que ele precisa-se clamar por cura e compaixão, porém a história conta que aquele homem participou do milagre, não apenas com a necessidade, mas com a busca e o clamor a Deus.


Muitas vezes é assim que acontece em nossas vidas, Deus quer operar o milagre em nós, contudo Ele deseja nos ouvir e tudo vai depender do nosso clamor e da nossa entrega a Ele. Clamar é dizer em alta voz, é suplicar. Podemos passar por circunstâncias em nossas vidas em que o nosso coração clama, grita, e muitas vezes, nós não levamos o nosso coração a clamar a Jesus, até chamar a sua atenção. O coração fica clamando para si, e ao invés de clamar fazemos o contrário, reclamamos. Quando eu reclamo, eu levo o meu problema de forma negativa para outras pessoas, quando eu clamo eu levo os meus problemas para Deus, o único que pode de fato intervir para que um milagre aconteça.


Clamar é levar à Deus as minhas necessidades, Ele já sabe todas elas, mesmo antes de eu clamar, porém, Ele deseja que sejamos participantes do milagre, assim como foi com aquele cego. Imagina só a sensação que ele teve no seu interior, quando ele ouviu que Jesus estava chamando por ele, e disseram para ele : “ Tem bom ânimo, levanta-te, Ele te chama.” Ele nos chama ! ( Marcos 10: 49).


Jesus nos chama todos os dias para estarmos na presença dEle, para levarmos em oração as nossas necessidades e principalmente usufruir da maior bênção que poderíamos ter, o próprio Deus habitando em nós por meio do Espírito Santo.


Ter bom ânimo é se alegrar porque Ele deseja nos encontrar. Levantar, é sair da nossa zona de conforto, é encontrar forças nEle, é ir ao seu encontro, porque Ele nos chama! E quando nos achegamos diante da presença dEle, novamente Ele deseja ouvir o que queremos que Ele nos faça, porque de novo, Deus quer que sejamos participantes do que Ele quer fazer em nossas vidas, porque não apenas nós queremos ter nossas necessidades atendidas, mas Deus também deseja por isso.


Um detalhe muito importante que eu aprendo com essa história é que aquele homem provou que não estava apenas interessado na bênção do milagre, mas ele também estava interessado por Jesus, porque depois que Jesus o curou, ele o seguiu.


Mas, me fica uma pergunta: Será que se Jesus não tivesse o curado , aquele homem teria seguido Jesus? Porque eu vejo pessoas que por muitos anos clamam por um milagre e talvez, eu não sei, mas talvez essa pessoa nunca seja curada. Eu não entendo o porque disso, até porquê o meu entendimento é limitado e eu nunca vou conseguir entender tudo no plano de Deus. Mas eu sei com grande certeza, que uma coisa nunca vai nos faltar, e essa coisa, não são todas as nossas orações e milagres respondidos. O que Jesus prometeu, é que nunca nos faltaria a presença dEle, porque ele disse que estaria conosco até o fim dos tempos.


“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:20


Então tudo o que de fato precisamos é da presença, ela é suficiente, ela supre todas as nossas necessidades. Ele sabe o que precisamos e nos supre de acordo com a boa perfeita e agradável vontade de Deus. Apesar de todas as circunstâncias e dificuldades que estivermos passando, Ele está conosco, Jesus está conosco e por isso podemos segui-lo.


A ovelha segue o Pastor e de nada ela tem falta, assim como diz no versículo de Salmos 23:1. “O senhor é o meu pastor e nada me faltará”. Sabe porque não há falta nEle? Porquê a presença é tudo o que precisamos.


Jesus é tudo o que eu preciso, independentemente das minhas orações serem atendidas ou não. Eu me torno participante do milagre ao segui-lo mesmo sem receber a cura ou necessidade atendida, pois segui-lo sem receber o que eu desejo é um milagre. Mas, vale eu entender que já estou recebendo algo que é muito maior do que eu imagino, que é, a bênção da sua presença!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page