top of page

Carta de arrependimento por um jejum não genuíno

Atualizado: 29 de mar. de 2023


Pai, me perdoe pelas vezes em que eu jejuei para mim mesma, achando que eu estava jejuando e oferecendo minha vida em tuas mãos, quando na verdade eu estava fazendo um “jejum” totalmente contrário a sua vontade. Por várias vezes, em meio a um dia inteiro sem comer, eu achava que estava jejuando da forma correta e que agradava ao Senhor.


Eu acreditava que, se eu estivesse me alimentando da palavra de Deus, fazendo orações, louvando, pregando o evangelho e agindo de forma que ao meu ver era correta, eu agradaria ao Senhor com o meu "jejum". Contudo, a verdade do meu interior era outra totalmente diferente.


A intenção do meu interesseiro coração não era jejuar com saudade do Noivo, saudade e vontade de tê-lo aqui comigo apenas pelo “anseio da sua presença”. Mas, a intenção do meu coração era jejuar para que as minhas vontades e os meus próprios desejos fossem atendidos.


Não digo que ter sonhos, vontades, pedidos de oração, causas colocadas diante de Deus, seja de todo ruim, precisamos sim colocar e apresentar tudo diante do Pai. Entretanto, jejuar com o nosso coração declinado para as coisas que Ele pode nos conceder, é algo muito interesseiro da nossa parte! Jejuar por coisas passageiras e não eternas, é ganância, é ter um coração ganancioso, um coração que jejua pelos próprios interesses. E isso não é genuíno, não é se santificar e buscar ao Senhor simplesmente por quem Ele é.


Percebo que essa mentalidade, de colocar o homem e suas vontades no centro das coisas é uma estratégia maligna e sutíl do diabo para uma geração incrédula e antropocêntrica. Um plano para tirar o foco principal, que é o primeiro e maior mandamento: Amar a Deus acima de todas as coisas. E amar a Ele é, colocar-lo acima de tudo! Quando eu digo tudo eu enfatizo, acima de todas as nossas vontades.


Deveríamos sentir saudades do Noivo, uma saudade que dói na alma, uma vontade de estar com Ele por toda a eternidade. Vamos ver o que diz as escrituras sobre o verdadeiro jejum nos versículos abaixo:

Mateus 9:14-15


Então os discípulos de João vieram perguntar-lhe a Jesus: "Por que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não?"


Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão.


Veja, estamos vivendo esses dias dos quais Jesus disse, não temos o Cristo encarnado passeando em nosso meio. Estamos aguardado pelo retorno de Cristo, sentindo saudades dos dias que ainda viveremos com o nosso noivo, e por isso jejuamos, ansiosos para que logo Ele venha nos buscar. Jejuar é sentir saudade, é render nossa própria vida a Ele se abstendo de nós mesmos e das nossas vontades carnais para estarmos juntos com Ele.

Precisamos pedir a Jesus que os nossos desejos e sonhos estejam alinhados ​​com a vontade do Pai e não o contrário. Quando estamos alinhados a Sua vontade, ele nos tira do centro e coloca quem de fato deve estar habitando o centro: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.


Sendo assim, o verdadeiro jejum é mais profundo, ele toca a alma de Deus, é o anseio de estar com Ele. Quando jejuamos com a intenção correta, Jesus se revela de maneira sobrenatural em nossas vidas, e o sobrenatural não se pode ver com os olhos naturais. Podemos desfrutar um pouco da eternidade porque estamos com Cristo, o nosso amado Noivo. Assim como diz em Apocalipse 21:3


"Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.


Devemos nos arrepender de todas as vezes que jejuamos para nós mesmos, achando que estávamos fazendo um Jejum para Ele. O ponto crucial de um jejum genuíno é deixar nossas próprias vontades para fazer a vontade de Deus. Que a nossa oração nesse dia seja de arrependimento pelo pecado do jejum que não agrada a Deus, e sim, a nós mesmos. Que a nossa oração seja para que a intenção do nosso coração esteja de acordo com um jejum genuíno de busca e saudades, do nosso Noivo.


Oremos: Pai, te pedimos perdão. Nos perdoe pela falta de sabedoria e conhecimento da tua real vontade. Nos perdoe por todas as vezes que entramos na tua presença para jejuar, porém, da maneira errada achando que estávamos te agradando. Perdoa-nos Espírito Santo, transforma o nosso coração, que sejamos um altar da tua presença, queremos jejuar por saudade do nosso amado Noivo, queremos Jesus, queremos o Rei, queremos a ti! Queremos ser consumidos pelos seus abraços de amor.

113 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page