top of page

O poder se aperfeiçoa na fraqueza

A verdade é que somos fracos


A verdade é que todo o ser humano é fraco, somos mulheres frágeis e a verdade é que ninguém é forte em si mesmo, não conseguimos vencer com as nossas próprias forças, ninguém é forte em si mesmo. Não somos nada além de ti Senhor.


E a consciência da nossa fraqueza, é que precisamos admitir que somos fracos, pois isso sempre nos levará ao um único lugar, à uma única pessoa, ao coração de Deus, nos levará aos braços do pai. E quando entendemos que somos fracos, que não somos nada em si mesmos, pelas nossas forças e sim por Jesus tudo muda.


O apostolo Paulo entendeu essa relação fraqueza com a força de Deus, chegou a dizer que se gloriava em suas fraquezas. É na fraqueza humana que o poder de Deus é tão esplendidamente demonstrado.


É para Deus que miramos a nossa fé. É n'Ele que consiste a nossa força! Não devemos confiar na nossa própria força e nem no nosso entendimento!


"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento" (Provérbios 3:5).

Não precisamos mais fingir que somos fortes

 

Sei que cada pessoa tem uma personalidade, e muitas pessoas devem ser parecidas comigo, em mostrar que é forte quando não está, ou não aceitar certa situação e querer ficar bem quando não é pra ficar. As vezes fugimos, não conseguimos encarar os nossos sofrimentos, queremos esconder eles. É quando erramos, quando escondemos e resolvemos não acreditamos que em meio ao sofrimento existe um aprendizado, não acreditamos que podemos vencer e encarar pois temos Jesus.


Observamos o exemplo de PAULO. Se Paulo, no passado, se julgou autossuficiente, ele não continuou assim (veja Filipenses 3:4-11). Nas tribulações, ele aprendeu depender da graça do Senhor. Quando sentimos que temos tudo sob controle por causa da nossa própria capacidade, facilmente esquecemos de Deus.

 

Nas horas de maior fraqueza, quando sentimos incapazes de resolver os nossos problemas sozinhos, tendemos a voltar para Deus e nos entregar à poderosa mão dele. Nossa inteligência não nos basta. Nossos recursos financeiros não nos bastam. Nossos amigos não conseguem preencher as nossas necessidades. A graça de Deus nos basta, e o poder dele se manifesta através da nossa fraqueza. É exatamente isso que Paulo entendeu:


"De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2 Coríntios 12:9).

A fraqueza humana proporciona o melhor motivo para a manifestação do poder de Deus

  

“Sinto prazer nas minhas fraquezas” (2 Coríntios 10:11)

"A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9).


Deus amou Paulo, mas ele não o poupou de todo sofrimento. Jamais devemos interpretar problemas como sinais do desprezo de Deus. Ele pode usar calamidades para castigar os ímpios, mas, ele também permite tribulações na vida de seus filhos (Hebreus 12:5-11).

 

Paulo explica seu prazer em dois sentidos:


1."...por amor de Cristo".


Quando Paulo admitiu sua própria incapacidade, ele deixou Cristo tomar conta da vida dele. Como Cristo morreu para nos dar vida, nosso velho homem morre para dar lugar para Jesus viver: "Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:19-20). Jesus aceitou a "fraqueza" da sua forma humana para se entregar por nós. É somente quando aceitamos a nossa própria inadequação que temos condições de nos entregar a Cristo.


2."Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte".


Quando Paulo confiou plenamente em Cristo, se esvaziando do orgulho e da ideia de ser autônomo, ele ganhou força bem maior. Cristo vivendo em Paulo era infinitamente mais forte do que Paulo sozinho.

 

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page