top of page

A Purificação do templo


Marcos 11:15-18


"Assim que chegou a Jerusalém, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam apenas comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que comercializavam pombas. Também não permitia que ninguém transportasse mercadorias pelo templo. E os admoestava exclamando: “Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Vós, contudo, a tendes transformado em ‘covil de ladrões’”. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei escutaram essas críticas e começaram a tramar um meio para assassiná-lo, pois o temiam, haja vista que todo o povo estava maravilhado com o seu saber e ministração."



Estamos na semana da Páscoa e na passagem de hoje vamos refletir sobre a purificação do templo. Após Jesus entrar em Jerusalém montado em um jumentinho vemos que Ele limpou o templo. Templo é um lugar santo, sagrado e de adoração a Deus, quando Jesus entrou no templo Ele expulsou todos que estavam ali apenas para comprar e vender, os cambistas não estavam usando o templo da forma pelo qual Deus ordenou que usassem, eles estavam usando o templo para seus próprios interesses. O interesse deles era comercializar para lucrar, e não há mal nenhum em ser um comerciante e ganhar sua renda, entretanto, podemos entender que nessa situação Jesus viu o coração daquelas pessoas, elas estavam usando o templo para benefício próprio, o coração deles não estava voltado para o lugar santo, para a casa de oração, adoração e devoção a Deus.


Hoje Jesus nos ensina que muitas vezes acontece isso conosco, a palavra nos diz que somos habitação, templo do Espírito Santo, somos casa de oração. A pergunta que fica é: Nós estamos utilizando o templo para nosso próprio beneficio, ou para ser o que Deus nos criou para ser?


O propósito do templo é ser habitação do Espírito Santo, o templo é para glorificar à Deus, oferecer culto a Ele. O templo é para ser casa de oração para todas as nações. Temos usado o templo para orar e interceder pelas Nações?


Que tipo de templo nós temos sido? Um templo que vive para fazer a vontade de si mesmo, viver pelos próprios interesses sem consultar a vontade de Deus, buscando pela cobiça do mundo? Ou, um templo que é destinado para culto e glória à um Deus soberano?


Aquelas pessoas fizeram do templo um covil de ladrões, o que temos feito com o templo de Deus? A reflexão que fica é, eu tenho roubado o que é para ser dado em adoração a Deus? Tenho roubado o tempo que é para ser destinado para crescer no meu relacionamento com o Pai?

Em 1 Coríntios 6:9 diz: "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?


Esse é o propósito pelo qual Deus nos criou, para sermos um templo para habitação dEle. Em seus últimos dias como Cristo encarnado, Jesus nos ensina sobre a purificação do templo, sobre nos limparmos e nos santificarmos exclusivamente para o nosso Pai. Sermos limpos de nós mesmos, e de nossas vontades egoístas para fazermos a vontade do Pai.


Páscoa nos fala de morte e ressurreição, fala de passagem e libertação, hoje aprendemos que temos que ser um templo purificado e santificado para o Espírito Santo habitar, morrendo para nossas próprias vontades e vivendo para Cristo. Ser templo é ser santuário, é ter o próprio Deus vivendo dentro de nós. Você já parou para pensar o privilégio de ter Deus habitando em você?


Quando nos relacionamos com o Espírito Santo somos capazes de contemplar e conhecer Jesus, quando contemplamos Jesus somos transformados e Cristo se revela em nossas vidas. Podemos então experimentar a própria vida de Deus em nós.


Jesus nos purifica, nos tornamos então um templo limpo, um corpo que morreu para si para viver um templo de adoração para Cristo, uma noiva santa e imaculada.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page