top of page

A oração de Jesus no Getsêmani


Marcos 14:32-36


Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: "Sentem-se aqui enquanto vou orar". Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem". Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres".


Horas antes de Jesus ser preso Ele se retirou para orar no monte das oliveira que era o lugar em que Ele costumava ir para falar com o Pai, local também chamado o jardim do Getsêmani.


O Pai enviou seu filho Jesus, a segunda pessoa da trindade para encarnar, e como homem Jesus sofre angustia, Ele sentiu a alma dele profundamente triste pois estava chegando o momento em que Ele seria preso e passaria pelo processo de padecer em profunda dor.


Jesus na sua condição de homem sentiu ansiedade pelo o que estava prestes a acontecer. Ele se prostrou com clamor diante do Aba e disse que tudo é possível para Deus, e que se possível afastasse dele o cálice que estava prestes a beber. Contudo, que fosse feita a vontade do Pai e não a do filho.


Jesus nos mostrou que veio como um ser humano e como tal ele sentiu como um homem sente diante de angustia e ansiedade, mostrando então suas vulnerabilidades humana. E apesar disso, Jesus fez a vontade do Pai, não cedendo a sua própria vontade de não passar pelo o que Ele haveria de passar.


Diante disso, um anjo apareceu do céu e o confortou. Jesus em grande agonia orou com intensidade à Deus que seu suor tornou-se em sangue regando a terra. Na condição da intensa dor de Jesus ele suou sangue. Isso me faz refletir que assim como Jesus também temos o nosso Aba para recorrer em momentos de agonia e profunda tristeza na alma. Podemos clamar intensamente e sermos confortados pelo Espírito Santo. Não obstante Jesus disse para o Pai, "contudo, que não seja feita a minha vontade, mas a tua." Jesus se esvaziou por inteiro para fazer a vontade do Pai, mesmo em meio a sua angustia e dor humana, Ele cumpriu o designo de Deus para com Ele.


Veja o que diz em Lucas 22:39-44


E saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava. Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.


Isso me leva a pensar que assim como Jesus passou por essa angustia, algumas dores e tristezas são necessárias passarmos para cumprir a vontade do nosso Pai. Jesus sabia do seu propósito, Ele tinha total compreensão que era extremamente necessário, passar por aquilo, todavia, como homem, Ele orou clamou a Deus abrindo o coração dEle, expondo sua agonia e sofrimento.


Eu percebo que é natural do ser humano querer fugir da dor, claro, quem gosta de sentir dor. Contudo, quando estamos debaixo do querer supremo de Deus, há sim proveito na dor, poder de Deus emana de nossas vidas para que consigamos desempenhar com sabedoria o que Deus nos comissionou.


Por mais que não entendamos algumas dores e aflições que estamos passando, um dia entenderemos os porquês que Deus nos permitiu passar por tais situações. Por vezes estaremos com dor mas estaremos cumprindo a vontade de Deus. Toda dor que passamos cumprindo um designo de Deus tem uma finalidade superior.


A dor de Jesus resultou no cumprimento da vontade de Deus fazendo de nós não mais sujeitos a morte eterna, mas a vida eterna, justificados por meio dessa dor, do sofrimento, santificados pelo Espírito Santo e logo glorificados para a morada eterna.


A oração de Jesus foi basicamente essa: "Que não seja feita a minha vontade, porque a minha vontade é de não sentir dor, contudo se isso for necessário para cumprir o teu desejo por meio da minha vida, eu me entrego, me lanço nisso meu Pai, que seja feita a tua vontade!


Em meio a dor lembre-se, estamos sendo carregadas no colo de Jesus, podemos até estarmos sentindo dor, contudo, Ele levou sobre si todas as dores, pelas pisadura de Jesus fomos sarados e estamos trilhando o caminho da vontade soberana de Deus

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page