top of page

Você já descobriu?

Quem eu sou?

De onde eu vim?

Para onde eu vou?

Quem nunca se pegou perdido em meio as muitas facetas dessas indagações? Sendo que muitas delas, em vários momentos, norteiam ou perseguem nossa história.


Na infância é de extrema importância sabermos responder quem somos, pois crianças são repórteres mirins. Eles sempre estão entrevistando, fazendo perguntas, tais como:

– Quem é seu pai?

– Por que ele vem te buscar com a roupa suja?

– Por que seu pai nunca aparece?

– Você é filho de ninguém?

– Quem é sua mãe?

– Ela é linda? Ela é alta? Ela é magra?

– Ela é... Mãe?

Com certeza você se lembra de algum outro questionamento profundamente infantil, porque perguntar é o verbo mais executado pelos investigadores de 5 a 10 anos. Essas perguntas são feitas principalmente dos seus eternos amiguinhos da mesma faixa etária.


Pensando nos brasileiros, temos um número enorme de crianças que não tem em seu registro civil o nome do pai biológico. Esse número é de quase 500 crianças por dia, e está aumentando. Nos últimos anos, quase 100 mil novos brasileiros são marcados oficialmente pelo total desinteresse paterno. Esse fator é totalmente relevante para formação e a construção de quem somos.


São indivíduos que acabam sendo "idem" de seu pai. Como assim? Sim!

Se tornam em alguma esfera da sua alma , como eles.

Pai ausente.

Pai invisível.

Pai passivo.

Pai violento.

Pai mesquinho.

Pai briguento.

Pai ou apenas progenitores (não os culpe, apenas não receberam a revelação do amor de Deus derramado em seu coração).


E você, me conta como foi a relação com seu pai?


Sobre o meu pai não tenho muito a dizer, nem consigo nomear. Porque minha história está cheia de pontos de Interrogação, e com uma genitora com problemas psiquiátricos sérios; não me foi dado o direito de perguntar, nem muito menos saber qual a veracidade das informações que me foram concedidas.


A ausência de sanidade deixou em mim uma identidade de acordo com o cenário vazio e confuso que me era mostrado, realmente era idem, eu contemplava um vazio, confuso vazio!


Mas um dia tudo foi interrompido por um olhar, o olhar mais amoroso que já pude complementar: o olhar de Jesus. Ele me mostrou o amor do Pai: nosso Aba, Pai!


Jesus também foi interrogado quanto a sua identidade. Consegue recordar? "E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de modo que se maravilhavam e diziam: — De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? A sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? Todas as suas irmãs não vivem entre nós? Então, de onde lhe vem tudo isto" (Mateus 13; 54 - 56)? Todos que estavam à volta de Jesus viam apenas a sua identidade humana, mas não compreendiam a sua verdadeira identidade, pois não tinham clareza de onde Ele veio, e para onde Ele estava indo.



O que não sabiam é que Jesus tinha uma identidade celestial! E Ele não permitiu que os aplausos, elogios, críticas ou até mesmo o abandono, alterassem a certeza de quem o Pai afirmou quem Ele era. Só temos real clareza da nossa identidade quando olhamos para Cristo. Nele podemos sim, retornar ao plano original de quem somos.



Talvez você já tenha ouvido que para ter clareza sobre este assunto, você precisa mergulhar no auto conhecimento, mas nós que experimentamos a verdade do conhecimento de Cristo, sabemos que quando mergulhamos para dentro de nós, encontramos um labirinto, a maior parte do tempo será gasto com confusões e enigmas. Infelizmente, temos um número muito grande de pessoas que ainda vivem com sua identidade marcada pela sua origem terrena: dores, perdas, abandono, traumas e feridas, em meio a este labirinto, a possibilidade de encontrar o seu destino final fica cada vez mais demorado e doloroso. Por isso, sabemos que temos que mergulhar em conhecer aquele que nos criou. Quando olhamos para Jesus Cristo aprendemos com Ele as verdadeiras respostas. Ele sabia da sua origem e do seu destino final. Cristo nos convida para um novo nascimento, recebendo assim um novo DNA: "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado, porque nele permanece a semente divina; esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus" (1 João 3:9 ).


Portanto, dar falso testemunho é pecado. Você sabia? Neste momento não quero dar ênfase ao testemunho que você dá a respeito de alguém, mas do testemunho que você anda espalhando sobre você mesmo? Ou pior, quais as mentiras que você tem acreditado a seu respeito? Será que seus pensamentos ainda estão marcados por respostas, tais como:


Sou filha de ninguém!

Meus pais me abandonaram!

Sou uma mulher que foi abusada.

Nunca fui amada.

Não tenho família!

As traições me feriram. Não posso confiar em ninguém!

Sou assim, porque você não sabe o que eu sofri!


Te entendo, porque já passei por estes quartos escuros, mas, não permita que elas sejam a sua morada. Não podemos viver na prática do pecado, não posso ser filha de Deus e pecar continuamente, dando um mau testemunho sobre minha nova realidade, porque agora sabemos que procedemos de Deus e retornaremos para Ele. Esta é a sua história. Você é testemunha de Jesus Cristo. Em vez de estar na sala para ser interrogada, agora você pode dizer: crianças, agora eu sei a resposta!

Eu sei da minha origem!

Eu sei minha filiação!

Eu sei o meu propósito eterno!

Eu sei o meu destino!

Aba, Pai. Aba, Pai. Pai. Aba, Pai. Ele é a resposta!

E Nele tenho aprendido que não sou mais medida pelos meus resultados, status, não sou medida pelos números, porque o meu pai já me disse quem eu sou, e deixou claro a sua vontade para cada um de seus filhos: "e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou."( Colossenses 3:10).


Identidade?

Quem sou?

De onde vim?

Para onde vou?


Perguntas que eram confusas, agora nós temos a resposta, tudo ficou claro, eu sou filha amada do Pai e sabe qual é a boa notícia? Você também é! Porque estamos pela fé inclusas no amor de Deus, completamente derramado sobre o filho Jesus Cristo, que se alegrou em cumprir a sua missão e repartir a sua filiação conosco. Lembre-se deste cenário? Jesus e João Batista às margens do rio Jordão quando de repente: "E eis que uma voz dos céus dizia: — Este é o meu Filho amado, em quem me agrado" (Mateus 3 :17).


Agora neste instante pare, respire, feche os olhos e ouça o Pai. Nosso Aba Pai dizendo esta frase: "Nós pela fé estamos em Cristo Jesus, portanto, feche os olhos e ouça! Você é minha filha amada!"

Ouviu? Portanto está é a sua nova identidade em Cristo Jesus. Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus (Gálatas 3:26).


Estas foram as minhas descobertas.

Minha busca e a minha identidade, é ser "idem" daquele que me formou, este é o caminho que persigo, ser e permanecer conectada com Cristo Jesus!


E você, quais têm sido as suas descobertas?



174 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page